segunda-feira, 27 de junho de 2016

Aqui se Come (4) - Poulet au bière et raisins

A vitória na batalha de Marengo, em 14 de junho de 1800, não só foi um dos muitos orgulhos de Napoleão como legou ao mundo uma receita supimpa. Vencedor, tendo iniciado a batalha em condições francamente desfavoráveis (24 mil soldados contra 31 mil austríacos munidos de 100 canhões), Napoleão chamou seu cozinheiro e exigiu um grande jantar.

A situação da despensa era deplorável. Era o fim de uma campanha militar, e não havia quase nada para fazer um "grande jantar". Imagine a situação do cozinheiro: Napoleão insistindo num banquete e o cuca contando com um frango, alguns tomates, alho, cogumelos, sal e vinho branco. Saia justa é isso aí.

O cozinheiro, um tal de Dunand, resolveu combinar tudo numa caçarola e o resultado foi tão bom que Bonaparte batizou o prato de Poulet Marengo ("Frango à Marengo"), que permanece até hoje como um dos clássicos da culinária francesa.

Mas este escriba, que não é francês nem foi "rancheiro" no Exército, criou uma variante da receita original, bem mais fácil de executar. Coloque uvas passas de molho em dois copos de cerveja (eu recomendo a belga Leffe Brune) com uma colher de açúcar, por vinte minutos. Tempere sobrecoxas de frango com sal e pimenta. Coloque-as com a pele para cima, numa travessa refratária e untada. Corte bacon em tiras e espalhe-as entre as sobrecoxas, junto com rodelas de cebola. Despeje por cima de tudo as passas e a cerveja. Ponha no forno médio por pelo menos uma hora. Cuidado para não ressecar o frango e grudar no fundo. Coloque mais cerveja na travessa, se for o caso.

À votre santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário